10 maio 2008

Estratégias e Paradoxos da Sedução

Sempre me intrigou (quando era menino e moço) os jogos e estratégias de sedução das mulheres da minha idade. Algo que, aparentemente, me soava a paradoxo.

Uma mulher com interesse em namorar, casar e ter filhos mostrava-se difícil, evasiva e puritana. No entanto, a aparência, o vestuário, as atitudes e modo de falar revelavam uma mulher sensível, romântica, sonhadora, delicada, influenciável, emotiva, inconstante e, em determinados momentos, irracional e inconsequente.

Esta mesma mulher na presença de um homem, sexualmente apelativo, mas com quem não existiam nem representações nem perspectivas de vida em comum, mostrava-se desinibida, sedutora e sexualmente activa: com uma alteração comportamental radical.

Só, muito mais tarde, descobri que as mulheres dividiam os homens em três classes: os homens sem interesse, os sexualmente interessantes e os com interesse para casar.
Com estes o sexo não era um imperativo. Deixavam-nos a penar. Coitados.

Funcionava como estratégia de ligação, de permanência, de amarração, como investimento em algo mais duradouro. Ao representar este papel elas estavam, tão só, a representar o papel para que tinham sido programadas desde a nascença.

Serão diferentes, hoje, as mulheres?

26 comentários:

Olinda disse...

Um verdadeiro palco.
Sinhã é desvio padrão. :-)

Anónimo disse...

"Ao representar este papel elas estavam, tão só, a representar o papel para que tinham sido programadas desde a nascença." e cultivavam "pensamentos de evitação"!
Penso que, hoje, as mulheres estão diferentes. É claro que continuam a existir muitas a pensar dessa forma, mas de um modo geral mudaram.
Sinhã, diz ser desvio padrão, eu também não me enquadro, próxima.....

Carpe Diem

Anónimo disse...

Magistral. Trolha, és um génio. Resumes num post aquilo que muitos não conseguem dizer num compêndio sobre o comportamento sexual feminino. Parabéns.

R.

I.D.Pena disse...

Na minha opinião , não .
Sinceramente as mulheres estão genéticamente predispostas para arranjar um homem de confiança para cuidar das suas crias. E escolhem , a escolha é lúcida , implacável . Eu falo do que conheço e sei de casos de mulheres que tiveram que escolher , e escolheram os bananas , inves dos que tinham um diferente objectivo de vida.
Mas é assim os homens tb escolhem , escolhem a que tem o rabo mais bem feitinho ou o mais belo par de mamas, não me venham com tretas .
Mas nem todas têm como objectivo principal: casar e ter filhos. Assim como nem todos os homens vêm a mulher só pelos seus atributos físicos , é fases, que alguns já passaram e outros ainda hão de passar por elas .
Bjs

QuartoCrescente disse...

Desculpem mas eu devo ter andado num outro mundo... Sempre vi as coisas um pouco ao contrario, sempre achei que os homens dividiam as mulheres em dois grupos: as para casar, e as para se divertirem...

Sei tambem que a escolha de "macho" "femea" é algo genetico como diz a Naturezas... e isso esta provado cientificamente. Dizem os cientistas que a mulher precisa de um protector para as suas crias e para ela mesmo... e os homens precisam de sentir que uma mulher lhes dára descendencia, lhes fara propagar os genes. É logico que em tempos remotos isso era avaliado a "olho" medida das ancas etc...
Hoje os tempos estão diferentes e para alem da genetica existem outras permissas...

Mas estamos sempre a aprender e nunca tinha dado conta desta forma de estar das mulheres que relatas aqui...

Claro que existem homens e homens e mulheres e mulheres o que me aflige um pouco é que cada vez mais sinto que as pessoas têm medo de compromissos e de se abrirem a uma relação.Medo de sofrer? Insegurança? Experiências dolorosas? Incapacidade de se darem e receber? Pouco autoconhecimento? Falta de tempo? Expectativas elevadas? Pouca flexibilidade? Demasiada independencia? Procura do preenchimento de vazios?...

Beijo... sem compromisso

luafeiticeira disse...

Aí está um bom resumo daquilo que a mulher pretende, não sei é se estarei de acordo com a distinção entre homem para casar e homem sexualmente apetecível.
beijos

Anónimo disse...

Tu não tens interesse, não és sexualmente apelativo e muito menos pensar em casamento contigo!!!...
onde te poderemos então situar trolha???
Bem me parceu sempre que serias uma mutação de qualquer coisa....

reflexões do meu neurónio

Anónimo disse...

Uma tipologia será sempre uma tipologia. tenho a certeza que gostas mais das excepções, não?

Trolha disse...

ciranda, obviamente que sim. Gosto de Mulheres excepcionais.

Beijo sem qualquer excepção

Trolha disse...

anónimo, o teu comentário provocou em mim a vontade de escrever um novo post sobre «Fêmeas em Fúria». Mantém-te atenta.

Beijo furioso

Trolha disse...

lua feiticeira, como apartas tu os homens? Esquerda e direita?

Beijo doce

Trolha disse...

naturezas, deixaste-me meio abananado com o teu comentário. As mulheres escolhem os bananas ou as bananas?

Beijo doce

Trolha disse...

Anónimo, obrigado. :-)

Trolha disse...

Sinhã,a, és um desvio padrão das curvas de Gauss?

Beijos curvos

Trolha disse...

Carpe Diem, estão diferentes onde?
Queres tu dizer que agora são adeptas acérrimas da de_pila_ção?

Beijo doce

QuartoCrescente disse...

Já reparei que já nem paciência ha para ler o que escrevo quanto mais para comentar...

bem sei que os comentarios querem se precisos e consisos!

So comento entao quando nao tiver nada a dizer...

Trolha disse...

quartocrescente, os teus comentários são muito pertinentes e inerentes ao envolvido. Mas não sei responder-te.

Sobre o Amor já escreveu Camões:
«Melhor é experimentá-lo, que julgá-lo... mas julgue-o quem não pode experimentá-lo».

Beijo doce

Olinda disse...

Isso mesmo, joão trolha. Sinhã gosta de exactidão e precisão: só entra o que é significativo e está dentro do meu intervalo de confiança. ;-)

Trolha disse...

Sinhã,a, a mim colocas-me por dentro ou por fora?
Aguardo uma resposta clara, concisa e precisa.

Beijo conciso

Olinda disse...

Não tenho valores claros, precisos e exactos para fazer a curva de Gauss. :-)

Trolha disse...

Sinhã,a, se quiseres mando-tos por mail.

Olinda disse...

Força aí. :-)

Anónimo disse...

Escreve antes um comentário do tipo...´como um colarinho branco disfarçado de trolha consegue fazer tanta publicidade enganosa e provocar a decepção de algumas mulheres que acreditam que ele é mesmo bom no que faz, a julgar pelo que diz'
E já agora guarda os teus beijos furiosos... prefiro beijos doces como o mel:)*
reflexões do meu neurónio

Trolha disse...

reflexões do meu neurónio,
as suas reflexões sobre o trolha reflectem um espírito reflexivo e inquisidor que de uma forma meramente reflexa irão reflectir-se negativmente na auto estima do mesmo.

Grande abraço e volta sempre minha querida amiga. Pq não assinas com o teu nick habitual?

Anónimo disse...

'Um espírito reflexivo e inquisidor'... subscrevo e assino de cruz, ou com impressão digital se preferires.
Quanto à auto estima do trolha citarei uma expresão muito em voga... 'temos pena', mas não me parece que a minha humilde contribuição a vá beliscar... a não ser que haja muitas humildes contribuições semelhantes.
O meu nick... já o sabes:)
reflexões do meu neurónio... reflexãozinha para os amigos, o que não será o teu caso;

Trolha disse...

reflexões do meu neurónio,deixaste-me a reflectir.
Um dos próximos posts será dedicado a ti e a todas as «Fêmeas em Fúria»
Grande abraço