08 maio 2008

Sexo e literatura

As mulheres portuguesas deviam trabalhar mais o seu imaginário erótico a partir da literatura?
Sim, estou completamente convencido disso. Muitas vezes me questionei sobre como aconselhar certas pessoas que eram autênticas folhas em branco em matéria de fantasias. Mulheres que se distraíam durante o acto sexual e não chegavam a lado nenhum. Eram provocantes, estimulantes, exibicionistas, mas não conseguiam ter prazer. Algumas delas, se estivessem a ler, conseguiam ir até ao fim, com excitação.

Isto acontece porquê?
Estas mulheres foram habituadas a pensar a excitação como sinónimo de perigo. E o livro era uma forma de se defenderem destes pensamentos de evitação. Enquanto liam, o pensamento de censura não entrava.


Francisco Allen Gomes, psiquiatra, terapeuta sexual
Autor do livro Paixão, Amor e Sexo

28 comentários:

Trolha disse...

Por isso, as mulheres aderiram em massa ao Sexo Virtual (embora só algumas o admitam), quer no IRC, no Messenger ou através do telemóvel, substitutos modernos dos livros do passado.

Anónimo disse...

Messenger. ;)

carolina sinuosa

Anónimo disse...

Que aconselhas?
Henry Miller já li há alguns anos.

Irc, messenger, telemóvel são deprimentes.

Continuo a achar que o 'outro' tem de ser único para que haja uma intimidade construída e irrepetível(como escreve FPessoa)


mrgrd
[dirás tu, arranja um namorado que te ature :)]

Olinda disse...

o livro não serve para defender, serve para fazer crescer o q já lá está. Eu quero o homemlivro. :-)

Trolha disse...

sinhã,a,e que queres mais?
Tb eu quero uma Mulher_Livro_Aberto nas páginas centrais!

Trolha disse...

mrgrd, sabes qual é o teu mal?
Não sabes? Olha, é o mal de muitas mulheres.
Beijo doce

Trolha disse...

Carolina, sinuosa, ou Sinuosa, Carolina?
Beijo

Trolha disse...

«Pensamentos de evitação».
Gosto desta expressão. Algumas mulheres não conseguem afastar os pensamentos de evitação nos diálogos no IRC.
Para essas, sobram os livros e a Revista Maria.

Anónimo disse...

"Algumas delas, se estivessem a ler, conseguiam ir até ao fim, com excitação."

A ler? Durante o acto sexual? É isso?
Até já me apeteceu, mas nunca consegui convencer parceiro nenhum de que isso era uma forma de excitação... pelo contrário. :)

Trolha disse...

Ciranda, julgo que a ler simplesmente. Não estou a ver a cena de os dois estarem a ler e a fazerem acrobacias sexuais.

Anónimo disse...

Repara, pedi um conselho (tratamento) e não um diagnóstico.

Obrigada pelo beijo.Outro
mrgrd

Olinda disse...

Se queres, queres. :-)

Anónimo disse...

Há tantas hipóteses a considerar... dependendo da posição... dá para avaliar as manchas de humidade no tecto... dá para assistir aos Prós e Contras... dá até para ir comendo uns tremoços... e mais... e mais...

É muito bonito, o romantismo... :)

Anónimo disse...

Tenho um amigo que outro dia comentava comigo se alguma vez tinha pensado na enorme quantidade de mulheres que nasce e morre sem saber o que é , verdadeiramente, prazer sexual.

Carpe Diem

Trolha disse...

Carpe Diem, como sabe esse teu amigo que as mulheres não sabem o que é o prazer sexual?
Olha, eu sou homem e não sei se elas sabem ou não sabem.
Beijo doce

Trolha disse...

the f word, os tremoços são afrodisíacos? Será por isso que elas comem tremoços em pleno acto?
Beijo doce

Trolha disse...

sinhã,a, QUERO, claro que QUERO. E tu QUERES dar?
Beijos dados

Trolha disse...

mrgdr, tu tens muito má boca. O meu conselho é este: aprende a ser BOA BOCA.
Beijo doce

Anónimo disse...

Não escrevi "...as mulheres não sabem....", mas "...a enorme quantidade....", o que é muito diferente!!
Ele diz isso, precisamente porque uma grande quantidade de mulheres, não "dá o salto", seja por falta de literatura erótica ou de outra coisa qualquer. Provavelmente não quer mesmo(pensamentos de evitação) ou não diz o que lhe faz dar o salto ou, santa ignorância, não sabe!!!
Mas repara que concordo com o que escreveste. Há medos de atingir outros patamares que possam proporcionar muito mais prazer (ou simplesmente prazer), porque nem sempre se sabe lidar com isso e pode "prender" ! Não é por acaso que é frequente ouvir-se "...pára, pára....", "...menos, menos....".
Já escrevi muito!!

Carpe Diem

Anónimo disse...

Não sei se os tremoços são afrodisíacos, nem se elas os comem durante. :)

Para mim, afrodisíaca é a inteligência. Beijo.

Trolha disse...

Carpe Diem, concordo contigo.
Muitas mulheres não se entregam (no acto sexual) porque têm receio de perder o controlo e não sabem como lidar com essa nova realidade.
Beijo doce

Trolha disse...

the f word, eu sei. Tenho um cérebro lindo.
Beijo igualmente apaixonado

Anónimo disse...

Nunca gostei dessa expressão "...não se entregam...". Essa expressão faz-me lembrar a entrega de uma mercadoria. Em sentido figurado, ainda pode ser...
Escreveria, antes, "...muitas mulheres não gozam plenamente...".
Pronto Trolha, hoje estou do contra! Não escrevo mais nada!!
Estou muito cansada, mas vou jantar, tomar banho e "ala que se faz tarde". É sexta feira e é preciso aproveitar todas!!!
Beijos molhados(porque vou tomar banho).

Carpe Diem

Trolha disse...

Carpe Diem, não sei se não gostas da expressão por não a entenderes ou se não gostas por não quereres entregar-te.
Mas a entrega ao outro, entrega plena e sem constrangimentos, faz parte do jogo erótico.
Experimenta e verás como é bom.
Beijo doce

Olinda disse...

:-) o que possa eu querer dar?:-)

Trolha disse...

sinhã,a, quem quer poder, pode. E só não pode quem não quer poder.
Beijos popos.

Anónimo disse...

Desculpa lá o egoísmo, mas prefiro entregar-me a mim própria quando estou com o outro!
Tudo isto tem muito que se lhe diga....
Beijo em ti.

Carpe diem

Trolha disse...

És uma egoista, carpe diem. Nunca soubeste ou saberás o que significa o prazer de dar, dando-se.

Bj solidários