06 maio 2009

O Machão

O papel da mulher é mesmo o de agradar ao homem?

Heloísa, professora universitária, de 38 anos, separada, mora sozinha com os dois filhos.
É jovial, moderna, cuida muito da aparência e não demonstra a idade que tem. Desde a separação, não teve nenhum namorado, mas sempre acalentou em segredo o desejo de reconstruir sua vida nos moldes tradicionais.

Recentemente, envolveu-se numa tumultuada relação amorosa. O estereótipo do machão por quem se apaixonou determinou que só se disporia a ficar com ela se Heloísa modificasse a sua forma de viver.

Entre as exigências, estavam: afastar-se dos amigos, sair de casa o mínimo possível, dedicando-se a tempo inteiro ao lar, e usar roupas bem mais "condizentes" com sua idade.

Heloísa não titubeou. Num tom resignado, ouvi-a comentar: "Sabe, pensei bem e acho que o papel da mulher é mesmo o de agradar ao homem. Fiz a melhor opção."

REGINA NAVARRO LINS
a cama na varanda

33 comentários:

(...) disse...

Agradar ao homem é uma coisa... isto... não tem nada a ver!
Só uma pergunta... será que este individuo gosta desta mulher?

Paula disse...

não será o papel de ambos agradar, gostar, cuidar, amar....em igualdade?
não gosto de saber que há relações como esta, porque existe o tal "agradar" entre quatro paredes que é muito bom mas isto é a subjugação do indivíduo.

Anónimo disse...

Diz a verdade, é o teu sonho ter uma mulher assim, lol.
miau

Maria Filomena Barradas disse...

Heloísa não "titubeou", mas no entanto afirma em "tom resignado" que fez a "melhor opção" depois de ter "pensado bem": é de mim ou há aqui uma espécie de contradição? Ora se é a opção da miúda... deixá-la... desde que as roupas condicentes com a idade não seja batas de mousse, mas elegantes fatiotas de marca...

Olinda disse...

é assim mesmo, carago. :
a mulher é um animal belo
belo, tão belo
que tem de estar enjaulado
e ser apreciado.:-D

Trolha disse...

Querida (...),
Gostas de agradar ao homem? De que modo demonstras esse teu gosto por agradar-lhe?
Beijos

Trolha disse...

Querida Paula,
Agradar entre 4 paredes é diferente de agradar fora de portas? Diz-me tu como é.
Beijos

Trolha disse...

Querida miau,
A verdade é.
Beijos

Trolha disse...

Querida Filomena,
Tu e as tuas análises explicativo-compreensivas. Achas que uma mulher querer servir o homem tem explicação racional?
Beijos

Trolha disse...

Querida Sinhã,
És um animal belo, tão belo ...
que gosta de estar enjaulado ... para ser apreciado?
Beijos

(...) disse...

Oh Trolha que raio de pergunta a tua! Cada homem é um homem e com caracteristicas diferentes,logo não existe uma única maneira de agradar... certo?

Anónimo disse...

Eu, pessoalmente, se me permite cara (...)-e caro João, já que o Blog lhe pertence-, como resposta à sua pergunta/afirmação, respondo: olhe que não, olhe que não! :)
O título do excerto é seu trolha?se sim, é curioso, no mínimo!
Querida Sinhã, como já diz o outro: "-na gaiola do meu lar/faltas tu meu anjo azul(...)".

Trolha disse...

Querida (...),
Certo? Não, errado.Com o teu comentário tentaste dar uma não resposta à minha pergunta (à espera de resposta).
Aquilo que eu perguntei e tenho curiosidade em saber é como tu, em concreto, nos teus relacionamentos em concreto, agradas ao homem.
Chutar para canto não vale.É anti-jogo. É fazer batota.
Beijos

Trolha disse...

Anónima,
Eu, pessoalmente, adorei a citação que fizeste no teu comentário: «na gaiola do meu lar/faltas tu meu anjo azul».
(Milu wherever you are, only, only you, only you … are!)
Beijos

Olinda disse...

se sou, trolha. :-D

Shadow disse...

Boas:

Eu nem sei bem como comentar isto a não ser..."morcona encontrão morcão à altura."

Garanto-vos que existem muitas maneiras de agradar ao homem e vice-versa e enjaulada não é uma delas.

(...) disse...

Meu caro Trolha... Nunca foi minha intenção dar uma resposta à tua pergunta. E meu caro/a Anonimo/a para mim as pessoas não são chapa 5. Nunca as crianças vieram com livros de intruções e nem os adultos conseguem chegar a um consenso que sirva a todos. Lidar com pessoas ou cativa~las tem a ver um pouco com bom senso e umas outras tantas coisas...

Anónimo disse...

"Garanto-vos que existem muitas maneiras de agradar ao homem e vice-versa e enjaulada não é uma delas."
Cara/o Shadow (como o Dj?), já ouviste falar em bdsm? Existe "nisso" uma "coisa" que é servir e se for preciso estar enjaulado/a para agradar, está-se!!E ao contrário do que diz o julio machado Vaz, esse tipo de relação, não é unívoca, portanto, ambos estraem prazer de tal prática. POrtanto: olhe que não, olhe que não!

"Lidar com pessoas ou cativa~las tem a ver um pouco com bom senso e umas outras tantas coisas..."; sem dúvida (...), só não especificaste o que são tantas outras coisas, mas talvez conste disso sexo oral, que até hoje não conheci nenhum homem que não gostasse.

Caro João Trolha, obrigado pelo elogio à minha pessoa dirigido. Procurarei brindar este belo blog com mais sabedoria popular ;)
E também concordo quando diz que servir um homem não tem explicação racional, como não tem, as irmãs servirem a Deus. Como disse o outro, a culpa é de Sócrates, que tudo procurou racionalizar, mas, como diz esse outro -Nietzsche-, muita coisa não é para ser entendida, porque os desígnios de Deus e do Amor são insondáveis, antes apenas para serem vividos.

Anónimo disse...

LLLOOOOOOOOOOOOOOOLLL...

(...) disse...

Por acaso já conheci um homem que não era grande apreciador... logo daí concluir mais uma vez que nem tudo agrada a todos!
Não vou especificar mais nada!Ate como muito bem diz citando Nietzsche-," muita coisa não é para ser entendida, porque os desígnios de Deus e do Amor são insondáveis, antes apenas para serem vividos." Há que viver as situações e depois decidir o que fazer com elas... assim como com as pessoas! " Dançar conforme a música" talvez seja este um dos meus lemas de vida

Trolha disse...

Querida (…),

Continuas a ser para mim uma fonte inesgotável de inspiração.

E das duas uma: ou tu fizeste-lhe sexo oral para retribuíres algo que era suposto deveres retribuir ou fizeste-lhe sexo oral porque isso te dá imennnnnnnnnnso prazer. E eu gosto de mulheres que sejam capazes e tenham a coragem de tomar a iniciativa neste campo.

E estou a imaginar a cena: «Ó amor deixa fazer …. Dizes que não gostas porque nenhuma te fez, até hoje, aquilo de que sou capaz: levar-te ao sétimo céu. Garanto-te que depois de experimentares comigo não vais querer outra coisa. Anda lá … não sejas uma empata br*ches».
Beijos

Trolha disse...

Caro(a) anónimo(a),
Adorei o teu comentário. Mas deixa-me discordar de um pormenor: há muitas maneiras de uma mulher agradar a um homem. Um delas pode muito bem ser ficar presa em casa numa gaiola enquanto ele vai ao café conviver com os amigos (sem acesso ao tlm e à Net). LOL.

Indie disse...

é é, não há-de faltar muito para muita boa moça modernaça pensar melhor e virar Heloísa, que remédio...

Anónimo disse...

Com tanta coisa, ainda nao percebi afinal quem é que "manda"aqui... lol
É que se é pra agradar, dava jeito saber-se!!

(brincadeirinha eheh)

Bom fim de semana,João ;-)

elise

(...) disse...

Meu caro Trolha...há coisas que não faço por obrigação ou dever... não mesmo!Há coisas que faço com imenso prazer e que por isso mesmo e modestia à parte faço bem feitas. Há coisas que não fico à espera que façam...

Trolha disse...

Querida Elise,
O mehor quanto a mim é deixá-los a pensar que são eles que mandam. Não foi isso o que as mulheres sempre fizeram?
Beijos e um bom fds

Trolha disse...

Minha querida (..),
Prezo muito em saber que o fazes bem feito. É uma mais-valia. E fico à espera que essa tua competência, que vens desenvolvendo com imenso prazer e por iniciativa própria, possa ser útil a alguém.
Beijos e bom fds

Trolha disse...

Querida Indie,
Tu achas? Achas mesmo? Pois é ... eu tb acho. Muitas já o fazem, sabias?
Beijos e obrigado pela visita.

PS: pedia-te, encarecidamente, para pores a foto do teu blog direita. Ia deixando cair o portátil ao chão para conseguir ver «direito» a tua foto.

Anónimo disse...

Caro Trolha,

não precisa discordar da minha opinião, uma vez que também acho e concordo que existem muitas mais e varíadíssimas formas de a mulher agradar ao homem ( e vice-versa também).
Ainda bem que agradei com o meu comentário!
Bom fim de semana.

Stargazer disse...

Esta pertinente observação em forma de post (ok, está escrito de forma "in extremis" mas suponho que é para ilustrar a mensagem) leva-me a sorrir porque aqui está alguém que partilha a minha opinião.

O problema das maioria das mulheres é que só se arranjam para agradar a um (ou vários!) homens. Ora isso está profundamente errado.

É como aquelas que vejo no balneário do ginásio e que em Janeiro olham para mim chocadas porque não tenho pêlos nenhuns excepto um mini-mini quadradinho. Não faço depilação para agradar a um homem, ou porque tenho uma balda marcada, nem porque vou para a praia, mas sim por uma questão de gostar de sentir a minha pele macia e limpa todo o ano e detesto pêlos!
(Bom Trolha, livra-te de me dizeres que estou a fazer auto-marketing, ok?).

A maioria das mulheres só se arranja onde se vê (leia-se cabelo e mãos) por isso algumas mulheres são tão sensuais, porque o fazemos também nas partes do corpo que não estão expostas!!! Ao contrário do que a maioria das mulheres pensa, a sensualidade não vem de fora para dentro, mas de dentro para fora. Posso ser um Camafeu mas sentir-me tão sensual que os homens ficam loucos, ou ser tão gira mas sentir-me tão mal na minha pele que nenhum homem olha duas vezes para mim!!!

Sugiro a leitura (se é que não o fizeste) do livro: Fantasias Eróticas - Segrêdos das Mulheres Portuguesas. É arrepiante saber que 31% das mulheres portuguesas nunca teve um orgasmo, mas que o fingem para que o homem - COITADINHO - não fique complexado!!!

Daí facilmente se chegar à conclusão porque é que a maioria das mulheres anda frustrada e triste e a sacanear-se umas às outras: um orgasmo à maneira ajuda a tirar as rugas e a manter o sorriso!!!

Trolha disse...

Cara anónima,
E pluribus unum.
Beijos

Trolha disse...

Querida Stargazer,
Levantas muitas e pertinentes questões que mereciam atenta e profunda discussão.Apenas vou referir uma: a ausência de orgasmo. Não sei qual a percentagem de mulheres que são incapazes, por mais esforços que façamos, de atingir o orgasmo. Mas são muitas. E muitas delas por serem fármaco-dependentes de anti-ansiolíticos.
Podes ficar ciente de uma coisa: quando estou com uma mulher e ela não consegue atingir o orgasmo, o maior frustrado sou eu.
Beijos

Stargazer disse...

Querido Trolha,

Agradeço o cuidado na tua resposta. De facto, concordo contigo, embora nunca tenha tido necessidade de tomar ansiolíticos, mas penso que isso é uma questão de feitio e temperamento e não critico as pobres pessoas que têm que o fazer.

Para mim ser sincera na cama é condição sine qua non para o sucesso da mesma, pelo que nunca seria capaz de fingir um orgasmo.
Penso que se algum dos protagonistas não o atingir, mais vale assumi-lo e conversar sobre isso.

Sem querer publicitar, tenho um post chamado "Escalando o Everest" onde descrevo exactamente uma situação dessas que vivi. Fui para a cama pela primeira vez com o melhor lover se sempre e demorei uma hora a vir-me. Estava envergonhadíssima, mas fui incapaz de fingir. O resultado foi que ele não desistiu e o meu orgasmo, quando finalmente consegui, absolutamente sensacional.

Penso que muitas vezes existe um cliché de que a cama tem de ser maravilhosa à primeira. Ora isso é absolutamente estúpido. Da mesma maneira que as pessoas se têm que conhecer, o mesmo acontece com os corpos. Posso ter um tesão incrível por um homem e estar morta para o levar para a cama (ou que ele me leve a mim, há situações em que prefiro não tomar a liderança!), mas essa atracção não significa que eu vá atingir o orgasmo dois segundos depois.

Penso que as mulheres têm uma envolvencia mental muito forte, pelo que, se a cabeça não está lá, o orgasmo também não chega. Nesse meu caso particular que relato, o meu problema foi que era a primeira vez que estávamos juntos e eu estava de tal maneira pouco à vntade pelo modo como tinha acontecido, que não me conseguia "soltar". A partir dessa vez a cama melhorou exponencialmente.

Claro que isso requer coragem ou à-vontade para falar sobre isso, o que nem todas as mulheres partilha, daí resultante as frustrações que vivem.

Again, a pertinencia dos teus posts é admirável.

Beijo-te de volta,

Stargazer