29 abril 2009

A solidão

O frigorífico vazio e o congelador cheio

A solidão é
..um bilhete de cinema no escuro da minha carteira.
..os auscultadores do meu iPod silenciosos sobre a secretária.
..os meus ténis Nike azuis abandonados na sapateira.
..a minha caneca do pequeno-almoço desprotegida na pia da loiça.
..apenas o meu pijama mal dobrado dentro do armário.
..o meu guardanapo isolado na gaveta.
..a minha toalha de banho ser a única na corda a secar.
..a minha escova de dentes desamparada dentro do copo.

A solidão é
..a minha refeição individual ultracongelada a rodar pacatamente no micro-ondas.
..o comando à distância da televisão a jazer na minha mesa-de-cabeceira.
..a minha chávena de chá muda no reboliço do Majestic.
..as fotografias de paisagens sem gente espalhadas pela casa.
..o grito aprisionado na minha boca quando acaba o papel higiénico.
..ter trinta e cinco canais de televisão e todos quererem ver o mesmo.
..ter de voltar ao supermercado para trazer todas as compras.
..simplesmente, não precisar de lista de compras.
..saber sempre quem vai pôr o lixo à rua.
..não ter de perguntar à voz do outro lado da linha com quem deseja falar.

A solidão é
..ter de sair do banho meio ensaboada, a tiritar de frio, para ver se o gás acabou.
..o meu frasco de perfume quieto a encher a prateleira.
..saber que terei de ir bater à porta do vizinho da frente se receber uma carta endereçada a
..outra pessoa.
..a certeza de que o dispendioso chinelo que o cão está a roer é meu.
..ter de preparar a minha sopa mesmo quando estou doente.
..ter pagar sempre tudo mais caro só para poder comprar embalagens pequenas.
..comer ovos mexidos três vezes por semana.
..uma segunda almofada na minha cama somente para decoração.
..sair de casa com os cabelos despenteados e só me aperceber disso quando chego ao trabalho.
..acordar todos os dias monotonamente com o despertador.

A solidão é
..não abrir a boca para te falar.
..a minha mão longe da tua.
..o meu nome desemparelhado do teu.
..o ar frio que entra pela porta quando tu sais.

Marta Botelho

(Retirado daqui)



26 comentários:

Maria Filomena Barradas disse...

É porque isto é tão sério que ninguém comenta?
Não deixa de ser curioso...

Anónimo disse...

A minha é:
'A minha mão longe da tua'

Uma mão cheia de beijos.
mrgrd

Anónimo disse...

... e isso dói mesmo muito...

elise

(uma flor para ti, porque é muito bonito)

Casada 40 disse...

Aquilo qu eu acho muito sinceramente é que as mulheres vivem vidas solitárias porque querem, porque são masoquistas. Porque gostam de sofrer.
O que não falta por aí são homens a quererem uma mulher. Este post é só conversa da treta para entreter. Enxerguem-se!
Joaozinho, desta vez, estiveste mal. Jinhos

Anónimo disse...

As mulheres tal como os homens não vivem vidas solitárias porque o querem, mas sim porque já se tornaram exigentes e não estão para aturar tudo o que lhes apareçe.
miau

Olinda disse...

solidão é, apenas, viver para foder. :-)

Anónimo disse...

Sabes, João...
Para além desta "solidão" que bem ilustraste nesse texto, existem muitas outras formas de solidão, e que curiosamente se desnudaram... sem querer e por sua causa.

Não há Muros intransponíveis, há é pessoas que nem os vêm :-)

Beijinhos e boa semana!

elise

Anónimo disse...

Texto sério realmente, também triste, cinzento, sofrido, mas bonito porque simples e porque foca a ausência nos detalhes importantes do dia-a-dia e revela como o outro é importante. Mas também curioso, é ter sido retirado de um blog(?) feminino, escrito por uma mulher (presumo, porque não vi com detalhe) e "adoptado" por um homem, que como por aqui diz algures em resposta a uma mulher, (também) vive sozinho.
Um obrigado a quem escreveu e citou este texto tão próximo de tantos de nós.

Anónimo disse...

(pssttttt João!!! aqui que ninguém nos lê...parece-me que é Marta Botelho, e não Maria lol)

elise

Trolha disse...

Querida Filomena,
Estão a pensar. Por isso ...
Beijos

Trolha disse...

Querida mrgrd,
A minha é: a tua longe da minha.
Beijos na mão

Trolha disse...

Querida Elise,
Uma rosa vermelha para ti ... Beijos

Trolha disse...

Querida Casada 40,
Não digo que não tenhas alguma razão nalguns casos. Mas cada caso é um caso. Ou não. Não faças caso.
Beijos

Trolha disse...

Querida miau,
Tens inteira razão. Eu acho. Por isso só quando me aparecer a Princesa Encantada.
Beijos

Trolha disse...

Querida Sinhã,
A solidão é sinhar, sinhar, sinhar ... E mais nada.
Beijos

Trolha disse...

Querida anónima (ou talvez não),
Tão próximo e tão distante.
Beijos

Trolha disse...

Querida Elise,
Foi lapso. Obrigado. Vou corrigir
Beijos

LA disse...

Solidão é um gajo não ter que se preocupar com a gripe dos porcos.

(...) disse...

Se não soubermos viver connosco mesmos, com respeito por nós mesmos, será que saberemos viver com os outros? Ninguém pode dar aquilo que não tem...
Quando soubermos apreciar a nossa companhia não estaremos mais sós e outras pessoas também apreciarão a nossa companhia

Trolha disse...

Querida (...),
Disseste algo que não posso desdizer: «Ninguém pode dar aquilo que não tem... »
Há homens e mulheres q nada têm para dar. Tu tens?
Beijos

Trolha disse...

Caro LA,
A gripe suina é mais um papão que nos querem impingir para esquecermos os Freeports
Grande abraço

(...) disse...

Claro que tenho... toda a gente tem ... assim alguém queira receber...as vezes as pessoas pensam que não lhes dão nada só porque não recebem o que queriam receber... dar e receber tem muito que se lhe diga... por vezes pensamos que estamos a dar e estamos a receber... e vice versa... mas isto é um assunto que agora não interessa

Shadow disse...

A solidão faz parte do crescimento. Urge sabermos estar sozinhos para estarmos com os outros...

Trolha disse...

"Claro que tenho... toda a gente tem ... assim alguém queira receber.." - she said.

Querida (...),
Os teus comentários aos meus comentários ... desconcertam-me. Quer dizer deixam-me desafinado. Para não dizer desatinado.
Beijos

Trolha disse...

Querida Shadow,
És pequenina? És mulher para que tamanho? S, M, L, XS, XL ou XXL?
Beijos

(...) disse...

Isso é bom? Mau? Recomenda-se ou nem por isso?
Ficar desconcertado, desafinado, desatinado é uma boa sensação ou nem por isso?
Eu pessoalmente não gosto de ficar desconcertada, desafinada não sei... desatinada... enfim... tem alturas que sabe bem...