15 junho 2008

O Sexo e a Cidade

Na tradição judaico-cristã o sexo anda associado ao pecado, a algo de impuro que conspurca a alma. É tolerado, apenas, em nome da procriação.
Isto provocou nos homens e nas mulheres, em especial nestas, um sentimento de culpa e de desconforto. Houve, então, a necessidade de purificar o sexo e surgiu o amor romântico: esse sentimento nobre que une o homem e a mulher.
Curiosamente, hoje em dia, com a maior licenciosidade dos costumes e a cada vez menor influência da moral judaico-cristã na sociedade (nomeadamente nas grandes cidades) , estamos a regressar aos tempos primitivos em que o que ligava um homem a uma mulher era o desejo físico, indiscriminado e passageiro.

.

32 comentários:

Olinda disse...

Isso é o que há mais: homens e mulheres das cavernas. :-)

I.D.Pena disse...

Pois e que mais ...

Trolha disse...

naturezas,
Queres mais?
Bjs. Vou pensar no teu caso

Anónimo disse...

Hoje em dia, há cada vez mais homens e mulheres a encarar o sexo como algo natural, que faz parte da vida e que proporciona um enorme bem estar e equilíbrio. E além disso, o amor será o primeiro a nascer? Não será a atracção física, a química, a primeira manifestação entre duas pessoas? E só depois, vem o amor?

B.

Anónimo disse...

E entre um extremo e outro, não há nada? :)

Trolha disse...

the f word,
Entre os dois extremos fica o meio.
E «in medio virtus»
Bjs virtuais no meio.

Trolha disse...

B. (de Mulher Bela),
Adorei o teu comentário. Revelas ser uma Mulher madura e cheia de sabedoria.
Amor/Atracção ou Atracção/Amor?
A ordem dos factores não altera o resultado final.
Bjs a desejar um bom resultado final.

Trolha disse...

sinhã,a
Os homens sempre tiveram uma atracção especial por buracos.
Bjs primitivos

Olinda disse...

Isso é verdade, trolhinha. :-)

Anónimo disse...

Se não fossem os comentários da Sinhã, eu já não vinha a este blog.
sinuosa

Afrika disse...

Isto faz-me lembrar a teoria da monogamia!

Olinda disse...

Sinuosa, querida - nesse caso vais continuar a vir. :-) Gostas assim tanto de mim?:-)

Anónimo disse...

Sinhã, gosto assim é tão pouco do Trolha & Companhia Lda.
:))

Anónimo disse...

(Sinhã, foi só para chatear o Trolha, aieeee)
sinuosa

Trolha disse...

Sinuosa,
Serás negacionista?
Bjs negados pq sim.

Trolha disse...

Sinhã,a
A Sinuosa vai continuar a vir. Se não vier por mim, vem por ti. E o que importa é ela vir.Será que vem?
Bjs a esperar que sim

Trolha disse...

Sinhã,a
Não te esqueças NUNCA desta verdade: o que é verdade hoje pode ser mentira amanhã. Isto sim é verdadeiro.
Bjs verdadeiros

Trolha disse...

afrika minha!
Teoria da monogamia? Que teoria é essa? Relembra-me.
Beijos sem te ter esquecido

Anónimo disse...

Sexo e amor sempre existiram. O sexo é indutor da emoção. O amor é um sentimento consciente, construído por emoções conscientes.
Não se constroem sentimentos sem emoções, e sem a razão.

Beijo voluntário sem saber a razão

mrgrd

Trolha disse...

mrgrd
A razão é inibidora da emoção.
E, se o sexo é indutor de emoções, a falta de emoção faz abortar o sexo. Et pour cause ...
Beijo molhado indutor de emoções

I.D.Pena disse...

Ó Sinuosa era só para dizer que gosto de ti . Pena não ser correspondido ...o meu amor :(

Afrika disse...

Meu caro Trolha LOL
sabes, eu tenho uma imaginação tão fértil que as vezes fico pra aqui a imaginar-te encima de um andaime, de talocha numa mão e portátil na outra... sem esquecer que vais mandando piropos as ninas que passam na rua!

Ora o mito da Monogamia refere:
"There's no question about monogamy's being natural. It isn't!... A strong case can even be made that we are never so human as when we behave contrary to our natural inclination, those most in tune with our biological impulses." in "The Myth of Monogamy"

Traduções só por encomenda LOL

Trolha disse...

afrika minha,
Queres tu dizer na tua que o mito da Monogamia ainda está por demonstrar, isto é, ainda ninguém o demonstrou. Na prática, andam elas e eles a demonstrar é o contrário. Isn'it?
Bjs a imaginar-te e a imaginar que me imaginas bem.

Trolha disse...

naturezas,
és naturalmente assim ou és assim só de quando em vez?
Bjs distantes para não perturbar o vosso Amor.

Anónimo disse...

Fizeste-me ir buscar 'Sentimento de Si' de António Damásio
'A emoção bem dirigida parece ser o sistema de apoio sem o qual o edifício da razão não pode funcionar eficazmente'.
Andas juntas, a razão não tem assim tanto poder.Se calhar a sociedade é mais poderosa e para o mal.

mrgrd

Maria Manuela disse...

Cá para mim estamos mesmo é a voltar ao antes só que mal acompanhada....

bjos

Afrika disse...

Caro Trolha, não é na minha, é na do autor do livro! ES claro que tudo nao passa de uma teoria... mas a provar-se verdade muitas facadinhas nos relacionamentos teram desculpa!
É o instinto animal, Mor! LOL

Trolha disse...

Ex_Amante
Os relacionamentos ocasionais, supostamente para combater o isolamento e o vazio, trazem consigo mais isolamento e mais vazio.
(ontem, fui ver o filme «O Sexo e a Cidade»)
Bjs Ex_Amante

Trolha disse...

afrika minha
Vai uma facadinha? Por mim, tas desculpada.
Bjs sem qualquer sentimento de culpa

Trolha disse...

mrgrd,
Fiz um curso de Alta Gestão Empresarial (sim, que os Trolhas sem nada que fazer fazem cursos de formação) onde aprendi que a Inteligência Emocional é fundamental para se ter su_sexo na vida.
Era isto que querias dizer?
Bjs a pensar no su_sexo

Anónimo disse...

Estivemos sempre em sintonia.
Quando não tiveres que fazer ensina-me o que tens aprendido, ensina-me devagarinho.

Bjo a contemplar o mestre

Trolha disse...

Anónina
Adoro ensinar. Sabes que aprende-se ensinando?
Bjs a aprender contigo